sábado, 11 de julho de 2015

QUAL É O TELEFONE DA DIABETES?


Na medicina é muito comum esquecer ou embaralhar alguns critérios diagnósticos de uma determinada doença. Isso pode ser ainda mais comum se tiver números nos critérios diagnósticos. Esse é o caso da Diabetes Mellitus (DM).
Os critérios diagnósticos de DM são quatro:
1) Hemoglobina glicada ≥ 6,5%.
2) Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dL.
3) Glicemia 2h após a ingestão 75g de glicose ≥ 200mg/dL.
4) Glicemia ao acaso (glicemia ''random'') ≥ 200mg/dL com sintomas de DM (poliúria, polidipsia, perda de peso e etc).
O paciente tendo um destes confirmado, já teremos o diagnóstico de DM. Lembrando que o critério 4 não precisa ser repetido para ser confirmado.
Depois de demonstrados, percebemos que fica fácil confundir os valores. Então para resolver este problema iremos formar um número de telefone com os critérios diagnósticos. O critério 1 será o DDD do nosso telefone, e o restante o número propriamente dito.
O númer será (6.5) 126 200 200. Agora basta cantar esse número no ritmo da música dos números do Criança Esperança e você não esquecerá mais os valores. '' Seis ponto cinco, cento e vinte e seis, duzentos, duzentos pra doar 5 reais''
Só pra finalizar e não confundir qual número representa qual critério diagnóstico, fizemos a ordem dos números de acordo com a quantidade de glicose no paciente, e quantidade de glicose aumenta da esquerda para a direita nos números. Agora basta adicionar o número da Diabetes no seu celular.
#MedicinacomHumor

Nenhum comentário:

Postar um comentário