sábado, 11 de julho de 2015

O MAPA DOS RINS

''Nossa, nefrologia é uma disciplina muito difícil e, pra adiantar os capítulos, vou logo pular essa parte introdutória.''
Calma aí, calma aí, muito cuidado com esses pulos. Saber de forma mais sólida os aspectos anatômicos dos rins é de fundamental importância para entender as doenças deste órgão.
Para falicitar o entendimento, citaremos cada componente com um número no final, e este número, no nosso mapa abaixo, irá corresponder ao local deste componente no rim.
A capinha do nosso rim é uma membrana de tecido conjuntivo denominada cápsula renal (1). E este órgão é dividido em região cortical (2) e região medular (4), o córtex é delimitado pelas bases das pirâmides de Malpighi (5) e o vértice destas pirâmides são denominados papilas renais (6). Existem extensões do tecido cortical para medula, laterais às pirâmides, que são conhecidas como colunas de Bertin (3). Temos ainda a pelve renal (7), formada pelos cálices maiores (8) que são formados pelos cálices menores (9), que desemboca no ureter (10). A pelve e os cálices estão localizados no seio renal (18).
A respeito da vascularização dos rins temos: A artéria renal (15) penetra no rim através do hilo renal (17) e se ramifica em artérias segmentares (19) e, em seguida, em artérias interlobares (14) (lembrando que cada lobo é a junção de uma pirâmide de Malpighi com a região cortical superior à base desta pirâmide), que originam as artérias arqueadas (13), que percorrem o limite entre o córtex e medula, e se dividem em artérias interlobulares (12). Da artéria interlobular sai a famosa arteríola aferente (20) que forma o glomérulo (11) e, depois, origina a arteríola eferente (21). A artéria interlobular também origina a artéria radial perfurante (22) que atravessa a cápsula renal e irriga a região mais externa do rim. Todas as veias são enumeradas pelos mesmos números de suas artérias correspondentes, exceto a veia renal (16) e a veia estrelada (23), drena a região superficial do córtex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário