quinta-feira, 16 de julho de 2015

O GRANDE ALIMENTO E A PEQUENINA GLICOSE

Muitos confundem os termos que traduzem o que acontece com o glicogênio ou com a glicose em algumas fases diferentes. Afinal, qual é diferença entre glicogênese, glicogenólise e gliconeogênese? Eles são sinônimos? Ou cada um deles quer dizer algo diferente? Vem comigo...
Pra começar, estamos falando da velha e boa GLICOSE, que nada mais é do que a principal fonte de energia para os organismos vivos (pelo menos aqui no planeta terra é assim, se você que estiver lendo isto for de outro planeta, e caso a principal fonte de energia seja outra, deixe seu comentário aqui embaixo compartilhando sua fonte de energia). A palavra fonte de energia é associada obviamente a palavra alimento. De maneira macroscópica nossa fonte de energia são alimentos, de maneira micro, a glicose. A partir de agora, apertem os cintos, porque tudo que acontece com os alimentos dentro da sua casa, acontece de forma parecida com a glicose dentro do seu corpo. Vamos ver?
ALIMENTO
Existem duas formas de um alimento chegar na sua casa: Você pode ADQUIRIR no supermercado ou pode PRODUZIR no seu quintal. Esta produção acontece, basicamente, por 4 itens que se iniciam pelas seguintes letras: "G", "L", "A" e "P". "G" de Gado, a carne do boi, vaca e etc. "L" de Líquidos, os líquidos que você ingere (água, suco e tudo mais). "A" de Adubo para realizar as plantações no quintal. E por fim, o "P" de Pé de alguma coisa (Pé de manga, pé de açaí, pé de jambo e por aí vai), por onde se consegue as frutas ou sucos.
GLICOSE
Agora, incrivelmente, com a glicose acontece o mesmo. Você pode ADQUIRIR por meio da ingesta de alimentos ou pode PRODUZIR. Esta produção acontece, basicamente, por 4 itens com as MESMAS LETRAS INICIAIS: "G", "L", "A" e "P". "G" de Glicerol. "L" de Lactato. "A" de Aminoácido e "P" de Piruvato. Esta produção de glicose tem um nome, GLICONEOGÊNESE (nova origem de glicose), uma origem diferente daquela que ocorre pela ingestão de alimentos é uma nova origem, NEO GÊNESE, GLICONEOGÊNESE.
ALIMENTO
Depois que temos o alimento em casa, ele seguirá dois caminhos:
Será UTILIZADO IMEDIATAMENTE na cozinha ou será ARMAZENADO na dispensa da casa.
GLICOSE
Depois que a glicose entra no organismo também poderá seguir dois caminhos: Ser UTILIZADA IMEDIATAMENTE pelos órgãos ou ser ARMAZENADA em forma de Glicogênio (amontoado de glicoses) na dispensa do nosso organismo, o fígado. O nome deste processo de formação do Glicogênio é GLICOGÊNESE.
ALIMENTO
Podemos, quando necessário, pegar um pacote de alimento no amontoado de alimentos da dispensa.
GLICOSE
Podemos também, quando necessário, pegar uma glicose no amontoado de glicoses, o Glicogênio. Esta quebra (lise) do glicogênio para retirada de glicose é conhecida como GLICOGENÓLISE.
Lembre-se dos caminhos do alimento em uma residência, de maneira geral, é parecido com os caminhos da glicose no organismo. Agora você aprendeu o que é GLICONEOGÊNESE, GLICOGÊNESE e GLICOGENÓLISE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário