A síndrome do túnel do carpo nada mais é do que a compressão do nervo mediano que passa por dentro de um "túnel" na região do carpo (região do punho). Comprimir o nervo mediano = Parestesia no trajeto mediano que vem depois da compressão. E esse trajeto que vem depois da compressão envolve quais dedos? É simples, abra a sua mão, olhe para ela, dê um sorriso e pinte na sua imaginação os dedos polegar, o segundo dedo, o terceiro dedo e a metade radial do quarto dedo (Lembrando que o polegar é o primeiro dedo. O segundo, o terceiro e assim por diante são os dedos da sequência). Essa região pintada é a região do trajeto do nervo mediano! Mas existem duas manobras que podem desencadear os sintomas da síndrome do túnel do carpo: Manobra de Phalen e a manobra de Tinel (ou teste ou também sinal de Tinel). O que significa cada um delas?
PHALEN: Flexionar as mãos forçando uma contra a outra por 30 a 60 segundos. Se após isso aparecer dor e parestesia no trajeto do nervo mediano, fechou, a manobra foi positiva.
TINEL: Pegue um martelinho (martelo de Buck) e percuta o nervo mediano (no meio do punho). Se deu dor ou parestesia no trajeto do nervo mediano, o teste de Tinel também foi postivo.
Agora vem o lance... como memorizar o nome à manobra?Imagine a primeira sílaba de Tinel, temos um "T" (martelinho) e um "i" (mão esticada), formando exatamente o desenho da manobra de Tinel. Já no PhAlen, pegaremos o A, que se você perceber bem, as duas perninhas do "A" se aproximam, como se fosse um simbolismo das duas mão fletidas se aproximando.
ameeeeeei!!! parabens!
ResponderExcluirÓtimo para lembrar!Adorei!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirParabéns.