sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MANOBRAS DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO


A síndrome do túnel do carpo nada mais é do que a compressão do nervo mediano que passa por dentro de um "túnel" na região do carpo (região do punho). Comprimir o nervo mediano = Parestesia no trajeto mediano que vem depois da compressão. E esse trajeto que vem depois da compressão envolve quais dedos? É simples, abra a sua mão, olhe para ela, dê um sorriso e pinte na sua imaginação os dedos polegar, o segundo dedo, o terceiro dedo e a metade radial do quarto dedo (Lembrando que o polegar é o primeiro dedo. O segundo, o terceiro e assim por diante são os dedos da sequência). Essa região pintada é a região do trajeto do nervo mediano! Mas existem duas manobras que podem desencadear os sintomas da síndrome do túnel do carpo: Manobra de Phalen e a manobra de Tinel (ou teste ou também sinal de Tinel). O que significa cada um delas?

PHALEN: Flexionar as mãos forçando uma contra a outra por 30 a 60 segundos. Se após isso aparecer dor e parestesia no trajeto do nervo mediano, fechou, a manobra foi positiva.

TINEL: Pegue um martelinho (martelo de Buck) e percuta o nervo mediano (no meio do punho). Se deu dor ou parestesia no trajeto do nervo mediano, o teste de Tinel também foi postivo.

Agora vem o lance... como memorizar o nome à manobra?Imagine a primeira sílaba de Tinel, temos um "T" (martelinho) e um "i" (mão esticada), formando exatamente o desenho da manobra de Tinel. Já no PhAlen, pegaremos o A, que se você perceber bem, as duas perninhas do "A" se aproximam, como se fosse um simbolismo das duas mão fletidas se aproximando.

3 comentários: